Prevenir-se desde a infância. Esta pode ser uma das principais saídas contra a osteoporose, doença que acomete cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo dados recentes do Ministério da Saúde (MS). Hoje, será lembrada a data nacional e mundial de combate à osteoporose e em todo o território nacional serão feitas campanhas com o objetivo de reduzir a incidência da doença.

A osteoporose está ligada ao processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição significativa da massa óssea, o que deixa os ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos à fraturas.

Diagnosticá-la pode ser um problema. É que muitas vezes as pessoas só descobrem a patologia quando têm uma fratura. "É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda", diz o ortopedista Rodrigo Egger, do Instituto de Videoartroscopia, Ortopedia e Traumatologia (IVOT), de Londrina.

Já está provado que as mulheres são as que mais sofrem com a doença. Elas são maioria nesse universo de dez milhões de pessoas. "Isso se explica porque quando chegam à menopausa, elas param de produzir um hormônio, o estrógeno, que regula a absorção de cálcio. Sem o cálcio, os ossos vão ficando fracos", explica o especialista.

As estatísticas comprovam o quão sério é o problema: uma em cada quatro mulheres, após a menopausa, tem osteoporose e uma a cada cinco mulheres que já tiveram fratura sofrerão outra fatura, em menos de um ano.

O tratamento da doença inclui alimentação rica em cálcio e medicamentos que potencializam a absorção de cálcio pelo osso, além de atividade física regular, exposição solar e prevenção de quedas, que se ocorrerem, podem agravar a situação do paciente.

A recomendação do MS é que mulheres e homens, ao entrarem na menopausa e andropausa, ou os acima de 60 anos, procurem uma unidade de saúde para avaliação médica. Nos casos indicados, poderão ser realizados o exame de densitometria óssea, capaz de detectar o desgaste dos ossos, a osteopenia - fase inicial da osteoporose - e até a própria osteoporose.